Workshop "Stop Border Violence - Strategic use of European citizenship, between theories and practices"
Na terça feira, 28 de novembro, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, realiza-se o workshop “Stop Border Violence – Strategic use of European citizenship, between theories and practices”, com entrada livre e transmissão online via ZOOM (bit.ly/BorderViolence).
Debatendo a European Citizens Initiative “Stop Border Violence” e com a participação de ativistas e académicos, o evento proporcionará reflexões teóricas e metodológicas sobre as iniciativas da sociedade civil e a contestação política; partilhará ferramentas e sinergias entre investigadores, ativistas e profissionais; e apresentará iniciativas cidadãs para luta contra a violência nas fronteiras e pela habitação para todos.
“Na Croácia, França, Grécia, Itália, Espanha, mas também na Líbia e na Turquia, os direitos humanos estão implacavelmente suspensos já há algum tempo. O abuso, a arbitrariedade de tratamento e a violência tornaram-se elementos presentes no processo de gestão europeia das migrações”, destaca o manifesto da Stop Border Violence.
O workshop é integrado ao Ciclo de Seminários Movimentos Sociais e Ação Política e conta com a organização de Guya Accornero (CIES-Iscte), Tiago Carvalho (CIES-Iscte) e Francesca Fortarezza (Scuola Normale Superiore-Florence), em parceria com a BLX-Bibliotecas de Lisboa. Também apoiam este evento o CIES – Instituto Universitário de Lisboa, o Observatório da Democracia e da Representação Política, Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a iniciativa cívica “Stop Border Violence”
Confira a programação na íntegra em https://cies.iscte-iul.pt/np4EN/3951.html