© crédito fotográfico: Envato
O Observatório da Democracia e da representação política está online!
Receba as nossas boas-vindas ao site do Observatório da Democracia e da Representação Política. Como o nosso Observatório é um tanto recente, é possível que ainda não nos conheça, por isso tomamos a iniciativa de escrever este breve texto de boas vindas e apresentação.
Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), o Observatório da Democracia e da Representação Política (ODRP) surgiu com o objetivo de fortalecer e expandir uma área de investigação (e ensino, gradução e pós-graduação) de longa tradição no CIES-Iscte: o estudo das várias facetas de funcionamento da democracia portuguesa, em perspetiva comparada, e a análise da representação política democrática.
Também são temas de atenção do ODRP: as várias formas de participação democrática, inidvidual e colectiva, tal como através dos movimentos sociais; o envolvimento dos cidadãos nos processos de decisão política, a exemplo da democracia participativa e deliberativa. Para além destes temas, nossos investigadores se debruçam ainda sobre o estudo das relações entre eleições, representação política e a produção e implementação das políticas públicas, bem como a cidadania e a proteção social/serviço social.
A busca por um diálogo interdisciplinar em volta dos diferentes aspetos da democracia e da representação política é uma marca da atuação do observatório, onde estão envolvidas várias áreas disciplinares para além da ciência política, como as políticas públicas, o serviço social, a sociologia e os estudos urbanos.
Contribuição do ODRP para o debate sobre a democracia
Mesmo recente, o ODRP parte de um legado de publicações e projetos em curso que vai desde o estudo das elites políticas portuguesas, e das relações com os seus constituintes (a repersentação política), à análise das emergentes novas direitas portuguesas, passando pela investigação de políticas sustentáveis para a transição energética, ou das lutas sociais para o direito à cidade e à habitação, com a colaboração de seus membros e outros observatórios e entidades diversas.
Entre as atividades desenvolvidas pelo ODRP, podem destacar-se os inquéritos aos candidatos às Eleições Legislativas, eleitos (deputados) e não eleitos, em articulação e cooperação com a Assembleia da República e a Comissão Nacional de Eleições (edições de 2008, 2009-10, 2012-13, 2016-17, 2020-2021 e, em breve, 2022-2023, respetivamente para as eleições de 2005, 2009, 2011, 2015, 2019 e 2022), e realizados no âmbito da rede de pesquisa internacional Comparative Candidate Survey (CCS); a realização da conferência interdisciplinar “Da Austeridade à Pandemia. Portugal e a Europa entre as crises e as inovações”, ocorrida nos dias 17 e 18 de junho de 2021, a qual dará origem a um livro a ser publicado brevemente; e os Seminários Mensais Movimentos Sociais e Ação Política (programe-se conferindo o calendário no nosso site).
Além disso, no âmbito do ODRP e com o apoio do CIES-ISCTE, foi recentemente editado o livro de André Freire, Left and Right. Meaning and Correlates in Long Consolidated and New Democracies, Moldova, Eliva Press 2022, o qual será lançado e discutido no ISCTE-IUL no dia 23 de maio de 2022 por Pedro Mexia, comentador e colunista em vários orgãos de comunicação social, e Margarida Davim, jornalista especializada em assuntos políticos na revista Sábado. Adicionalmente, tendo terminado em 2021 o inquérito aos candidatos referente às eleições de 2019 (trabalho de campo 2020-2021), esperamos apresentar os principais resultados aos deputados dos vários grupos parlamentares na Assembleia da República; a base de dados será disponibiizada para livre uso dos investigadores, nomeadamente via CCS (comparative merged dataset module 2), no final de 2022.
Para um futuro próximo, além do expectável lançamento do livro Da Austeridade à Pandemia. Portugal e a Europa entre as crises e as inovações, organizado por André Freire, Guya Acornero, Viriato Queiroga, Maria Asensio, Helena Belchior e José Santana Pereira, o ODRP está a iniciar a realização da nova edição dos inquéritos aos candidatos às Eleições Legislativas de 2022, eleitos e não eleitos, e a produzir relatórios sobre o Estado da Democracia em Portugal e no Mundo, além de expandir o trabalho colaborativo para com a rede de investigação internacional permanente MEDem.
No site do observatório
Acessando o site do ODRP, você encontra informações sobre as nossas investigações e as variadas discussões e iniciativas que virão. Da nossa parte, além de elaborar e disponibilizar relatórios, teses, livros e artigos acadêmicos sobre democracia e representação política, divulgaremos em nossa agenda seminários, conferências e outras iniciativas culturais nas quais estamos envolvidos. Comunique-se conosco e fortaleça a discussão sobre nossa vida democrática em comum. Aguardamos a vossa participação.
Além do nosso site, é possível acompanhar o ODRP nas seguintes redes sociais online: Facebook ; Instagram e Twitter
Com os melhores cumprimentos,
André Freire
(Diretor do ODRP, Professor Catedrático de Ciência Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa),
Guya Accornero
(Subdiretora do ODRP, Professora Auxiliar de Ciência Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa)
Equipa do ODRP
Comissão Científica
Helena Belchior Rocha
(Professora Auxiliar de Serviço Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa)
Helge Jörgens
(Professor Associado de Políticas Púbicas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa)
José Santana-Pereira
(Professor Auxiliar de Ciência Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa)
Bolseiros de investigação
Viriato Queiroga
Livino Neto
Estagiários de Investigação
Beatriz Esteves Duarte
José Lourenço