The Spanish general election in July 2023: results and political consequences
Na segunda-feira, 30 de outubro de 2023, o Doutoramento em Ciência Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, retoma o ciclo de debates doutorais do ano letivo 2023/2024, desta vez com a conferência “The Spanish general election in July 2023: results and political consequences”, que debaterá os resultados e as consequências associadas à eleição geral espanhola, realizada no dia 23 julho de 2023.
Com a participação do Professor Associado de Ciência Política na Universidade de Burgos (Espanha), Leonardo Sánchez-Ferrer, as eleições gerais espanholas de 2023 serão analizadas a partir da comparação com os resultados das eleições de 2019, enquadrando-os na evolução do sistema partidário desde 2015. Também serão explicados os principais factores de voto como o género, a idade, a classe social, a religiosidade ou a ideologia e o impacto político dos resultados, bem como as principais incertezas que se avizinham para o sistema político espanhol.
Leonardo Sánchez-Ferrer é Professor Associado de Ciência Política na Universidade de Burgos, possui doutoramento em Ciência Política pela Universidade Autónoma de Madrid e pelo Instituto Juan March em Madrid e publicou diversos livros e artigos sobre políticas públicas de educação, liderança política, congruência ideológica entre partidos e cidadãos e processo de polarização das elites nas sociedades ocidentais. É membro da equipa espanhola do projeto Comparative Candidate Survey e participou ativamente nos inquéritos espanhóis das vagas II e III, com resultados publicados no livro “Politicians in Hard Times. Spanish and South European MPs Facing Citizens after the Great Recession” (co-editado com Xavier Coller, Palgrave-Macmillan, 2021).
Data e horário
Segunda-feira, 30 de outubro de 2023, 18h.
Local:
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Aud. C1.03