Seminário Movimentos Sociais e Ação Política: How can we quarantine without a home?
Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política “How can we quarantine without a home? Responses of activism and urban social movements in times of COVID-19 pandemic crisis in Lisbon”
Iniciado em outubro de 2014, o Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política promove uma reflexão multidisciplinar em volta das temáticas ligadas aos movimentos sociais e às diferentes formas de ação política, de militantismo e de ativismo. O objetivo é de pôr em diálogo diferentes perspetivas, metodologias e abordagens com vista a desenvolver um debate aprofundado e inovador. O seminário pretende também aproveitar da especial posição de Portugal do ponto de vista geográfico, linguístico e epistemológico, para cruzar diferentes tradições de estudos sobre movimentos sociais e ação política, as várias europeia/norte-americanas e as sul-americanas, assim como para abranger casos e áreas muitas vezes excluídas desta área de estudos, como a África de língua portuguesa. No mês de junho o tema em debate será “How can we quarantine without a home? Responses of activism and urban social movements in times of COVID-19 pandemic crisis in Lisbon” com a participação de Luís Mendes, geógrafo (CEG/IGOT – ULisboa)
Luis Mendes é professor no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e tem desenvolvido investigação nos domínios dos Estudos Urbanos (nomeadamente na gentrificação e regeneração urbana) e da Didática da Geografia, sendo autor de diversos artigos, capítulos de livros, pareceres, comunicações, relatórios científicos e outras publicações nestas temáticas, também atuou nos últimos cinco anos como activista no movimento Morar em Lisboa.