Fazer Política. Uma Etnografia da Assembleia da República
Na segunda-feira (13/03), às 18h, na conferência “Fazer Política. Uma Etnografia da Assembleia da República”, organizada pelo doutoramento em Ciência Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o antropólogo e sociólogo João Mineiro discute, a partir do caráter polissémico do conceito e ideia de política, o entendimento particular da política subjacente à vida parlamentar e de que forma este é construído, partilhado e reproduzido.
A apresentação de João Mineiro terá como base a investigação etnográfica que realizou na Assembleia da República centrada nas interações entre deputados, assessores, funcionários, jornalistas e cidadãos e salientará alguns dos desafios teóricos, metodológicos e éticos da pesquisa, bem como algumas das suas principais conclusões.
João Mineiro possui doutoramento em antropologia e mestrado em sociologia pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e é investigador integrado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-Iscte) sendo o autor, entre outros, do livro “Fazer Política: uma Etnografia da Assembleia da República (Afrontamento, 2022)”.
A conferência contará com a moderação do professor André Freire, coordenador do Doutoramento em Ciência Política e diretor do Observatório da Democracia e da Representação Política (ODRP), e conta com apoio e suporte dos doutoramentos de Ciência Política e de Estudos Internacionais, ODRP, CIES – Iscte e CEI – Iscte.
Serviço: “Fazer Política. Uma Etnografia da Assembleia da República”. Segunda-feira (13/03/2023), às 18h, no Auditório Mário Muteira, no Ed.1 do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.