On the reletionship between age and conspiracy beliefs
O Observatório da Democracia e da Representação Política receberá, na segunda-feira (13/11/2023), às 12 horas, na sala C602 do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, o investigador Daniel Stockemer para o seminário “On the reletionship between age and conspiracy beliefs”, que discutirá a relação entre idade e crenças conspiratórias. A sessão será moderada pela professora Patrícia Calca.
A conferência debaterá esta relação, tendo em vista dados transversais de seis países, considerando a direção e a força desta relação. Na sua pesquisa, Stockemer demonstra que há forte associação negativa entre a idade de uma pessoa e as suas crenças em conspirações e que os indivíduos mais jovens têm uma maior propensão para o ativismo e uma menor autoestima, o que explicaria uma parte significativa das suas crenças em teorias da conspiração.
Daniel Stockemer é Professor Catedrático na Escola de Estudos Políticos da University of Ottawa desde 2021 e tem como principal foco de investigação os desafios fundamentais das principais democracias, incluindo os efeitos da migração nas atitudes políticas, a maré populista, as transformações nas eleições e os determinantes na escolha dos votos e a representação desigual de vários grupos da população. É, desde de 2019, editor da International Political Science Review e, desde 2020, da Springer Book Series in Electoral Politics.
Data e horário:
Segunda-feira, 13 de novembro de 2023, às 12h
Local:
Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, sala C602