O Módulo III do CCS foi atualizado e passa a contemplar as eleições legislativas portuguesas de 2022

O Comparative Candidates Survey (CCS) – rede à qual o Observatório da Democracia e da Representação Política é associado – acaba de publicar a nova versão do conjunto de dados recolhido a partir de inquérito internacional, referente ao Módulo III do seu dataset. Nesta nova versão da base de dados internacional, somam-se aos países já publicados os dados recolhidos nas eleições de Portugal (2022), Islândia (2021), Montenegro (2023) e Suíça (2023).

Os dados de Portugal foram recolhidos pelo Observatório da Democracia e da Representação Política, por meio da sexta edição (referente às eleições de 2022) do Inquérito aos Candidatos às Eleições Legislativas. As demais edições estão disponíveis no site https://er.cies.iscte-iul.pt/pt-pt. Em breve, será lançada uma base de dados sistematizada com todas as edições do inquérito – incluindo a sétima edição (referente às eleições de 2024) – em homenagem ao legado científico do Professor André Freire, que esteve à frente dos projetos desde a primeira edição, em 2007.

O CCS é uma rede internacional em funcionamento desde 2005, que articula o número crescente de pesquisas com candidatos numa perspectiva comparada. Atua com uma lógica de harmonização dos esforços e constituição de um núcleo comparável entre países, combinando um questionário internacional básico com questões que capturam especificidades nacionais.

O Módulo III do CCS contempla mais de dez eleições em mais de dez países. O conjunto de dados cumulativo está disponível para download na plataforma SWISSUbase, mediante registo. Após realizar o login, basta acessar o catálogo do CCS, clicar no separador “Datasets”, depois em “Comparative Candidates Survey (CCS) Module III – Cumulative Dataset 2019–2024” e, por fim, iniciar o download. Ressalta-se que os dados estarão disponíveis apenas após aprovação da solicitação pelo comitê do CCS, o que normalmente ocorre em até dois dias úteis. O acesso é gratuito.