eleicoes-legislativas2022

Inquérito aos Candidatos a Deputados nas Eleições Legislativas de 2022 (eleitos e não-eleitos)

O ODRP encontra-se, neste momento a realizar o “Inquérito aos Candidatos a Deputados nas Eleições Legislativas de 2022 (eleitos e não-eleitos)”, o qual visa o estudo da representação política parlamentar em Portugal.

Em particular, este estudo, que constitui a 6ª edição, tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar, descrever como os padrões de representação política têm mudado ao longo do tempo, analisando como as ligações entre os cidadãos e os seus representantes têm evoluído desde a crise de 2008 e a execução das políticas de austeridade que se seguiram, especialmente em Portugal e noutros países do Sul da Europa, incluindo, também, o contexto da pandemia da COVID19. Em segundo lugar, analisar os processos de desalinhamento (ou realinhamento) partidário de acordo com várias dimensões, sobretudo na arena eleitoral.

A realização deste inquérito é precedida por estudos homólogos realizados na sequência das eleições legislativas de 2005, 2009, 2011, 2015 e 2019, o que permitirá uma análise longitudinal dos dados recolhidos.

O corrente estudo está inserido em cinco redes internacionais de pesquisa, de onde destacamos o Comparative Candidates Survey (CCS) sediado na Universidade de Mannheim, Alemanha. Esta rede internacional de pesquisa inclui mais de 28 países, nos quais este inquérito aos candidatos está a ser aplicado, o que permitirá uma análise exaustiva e comparativa da função de representação política em diferentes países. A possibilidade de uma análise longitudinal com caracter internacional permite a este estudo reunir características únicas para melhor compreender o processo eleitoral e a formação do governo em Portugal e noutros países; o processo de renovação da democracia e da representação política e o impacto da crise económica nestes processos.

Coordenador:

Professor Doutor André Freire


Bolseiros de Investigação:

Viriato Queiroga

Livino Neto


Estagiários de Investigação:

Beatriz Esteves Duarte

José Lourenço

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp