Mais um terremoto eleitoral? Uma análise preliminar das eleições italianas de 2022
Na segunda-feira (17/10/2022), às 18h, os doutoramentos em Ciência Política e Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, com apoio e suporte do CIES-Iscte, CEI-Iscte e Observatório da Democracia e Representação Política (CIES-ODRP), realizam a conferência “Mais um terremoto eleitoral? Uma análise preliminar das eleições italianas de 2022”, que busca compreender as eleições italianas de setembro 2022 e a direita radical italiana no contexto europeu.
A conferência está dividida em duas partes: a primeira irá apresentar recente evolução do sistema partidário italiano numa perspetiva comparada e as bases eleitorais dos principais partidos; a segunda será centrada na figura da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e na identidade ideológica do partido Fratelli d’Italia, contextualizadas no âmbito mais amplo das direitas radicais e populistas europeias e nos conceitos académicos de extremismo, radicalismo, populismo de direita.
A conferência terá a participação de dois professores italianos: Marco Lisi, professor associado no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade, com vasto repertório de investigações científicas relacionadas aos partidos políticos, eleições, representação política e campanhas eleitorais; e Riccardo Marchi, investigador do Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e professor convidado na Universidade Lusófona, com relevantes investigações relacionadas ao radicalismo de direita (pensamento político, partidos e movimentos) na Europa contemporânea.
Serviço: Mais um terremoto eleitoral? Uma análise preliminar das eleições italianas de 2022. Segunda-feira (17/10/2022), às 18h, Auditório 4, no Ed.1 do Iscte.