O governo Lula, as alianças políticas no governo e no congresso, e os desafios da democracia brasileira
Com o objetivo de analisar os desdobramentos das eleições brasileiras de 2022, as atividades anti-democráticas do Bolsonarismo e a formação e condições para a governabilidade no início do governo Lula, o Doutoramento em Ciência Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa realiza na quinta-feira (09/3), às 18h, a conferência “O governo Lula, as alianças políticas no governo e no congresso, e os desafios da democracia brasileira”.
Com a participação do professor Leonardo Avritzer (UFMG), a conferência debaterá os desafios que marcaram os primeiros meses de governo do presidente Lula, num arranjo de governabilidade complexo, após os resultados relevantes da direita no Senado e na Câmara, especialmente os significados das manifestações anti-democráticas do dia 8 de janeiro.
Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Avritzer é responsável por trabalhos de relevo sobre as democracias latino americanas e sobre o governo Bolsonaro, sendo autor, entre outros, do livro “Política e antipolítica: A crise do governo Bolsonaro” e organizador, junto com Fábio Kerche e Marjorie Marona, de “Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política”. Mais recentemente organizou, junto com pesquisadoras Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto, o livro “Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil”.
Serviço: “O governo Lula, as alianças políticas no governo e no congresso, e os desafios da democracia brasileira”. Quinta-feira (09/03/2023), às 18h, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.