Maria Asensio

Comissão Científica

Professora associada convidada no ISCTE, investigadora integrada no CIES-IUL e investigadora principal no Instituto Nacional de Administração (INA, I.P.). Integra a direção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais desde 2021 e a comissão científica dos programas de doutoramento em Políticas Públicas e em Administração Pública.

É licenciada em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Ciências Sociais pelo Instituto Juan March e doutorada em Ciência Política pela Universidad Autónoma de Madrid. É Doutora-Membro da Carlos III – Instituto Juan March (IC3JM). Participou em diversos projetos de investigação internacionais, destacando-se o projeto financiado pela NORFACE (2014–2018), Healthdox: The Paradox of Health State Futures, e o projeto financiado pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (2001–2005): Political Economy of Social Policy Institutions.

É autora de diversas publicações académicas, destacando-se artigos em revistas como Journal of Social Policy e Social Policy and Administration, bem como capítulos em livros editados pela Oxford University Press (2007, 2021) e Nova Science Publishers (2024). As suas publicações incidem sobre temas como a administração pública, a liderança, as reformas da saúde, do mercado de trabalho e da segurança social na Europa do Sul. Coordenou o relatório CAF Challenges to Promote Public Sector Capacity no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (2021) e é autora do caso de Portugal no relatório da OCDE (2023): Strengthening the Resilience of Public Administration after COVID-19 with the Common Assessment Framework: Case Study of the Vouzela and Campia School Grouping in Portugal. Tem lecionado em várias instituições de ensino superior em Portugal, nomeadamente na Universidade de Coimbra (2001–2008), Universidade de Évora (2008–2011), ISCSP (2011–2018), Universidade Aberta (2013–2016) e ISCTE (2010–2012; desde 2017). Os seus interesses de investigação situam-se na interseção entre a ciência política comparada, as políticas públicas e a análise da opinião pública relativamente ao sistema de bem-estar.

Equipa do Observatório